terça-feira, 10 de maio de 2011

Segredos desvendados

Os nossos pequenos cientistas receberam a ajuda da Dália, que simpaticamente veio dar uma grande ajuda na montagem de experiências nas salas de aula.
Fizeram-se experiências para extrair pigmentos das plantas: papoilas, folhas verdes, couve-roxa, pimentão verde, pimentão amarelo, pimentão verde, pimentão laranja, beterraba.
Com os pigmentos tingiram-se alguns fios  de lã e ficaram nas salas para que se tinjam outras fibras naturais, linho e algodão; também tiveram contacto com a cromatografia, permitindo a decomposição de cores compostas.
Também se procuraram os nutrientes água, lípidos, amido em diversos alimentos de origem vegetal: pão, batata, laranja, maçã, cenoura, beterraba. Houve surpresa ao descobrir-se que o pão tem lípidos; esta descoberta levou a outra: há gorduras vegetais na azeitona (azeite), no girassol (óleo); a pesquisa revelou que estas gorduras são saudáveis, ao contrário das gorduras animais.
ainda houve tempo para se preparar uma aromática água de rosas e um cheiroso perfume!


extração de pigmentos
preparação de pétalas de rosa para perfume
Fabrico de água de rosas 
À procura do Amido

À procura de água!

Tingimento com os pigmentos obtidos
Tingimento

As plantas movem-se? As respostas.

Sim, as plantas movem-se procurando a luz e procurando a vertical. vejamos este exemplo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Segredos a desvendar...

Como se alimentam as plantas?

As plantas movem-se, mudam de sentido no seu crescimento, ou não?




As plantas protegem os solos da erosão.





Segredos das plantas...

As turmas recebem a visita de uma técnica do Gabinete de Informação Ambiental da Câmara Municipal do Fundão e do Coordenador do Projecto; o objectivo é a importância das Plantas nas nossas vidas, aliás o título do Projecto! Há segredos a desvendar, com segurança e com certezas permitidas por procedimentos científicos.

domingo, 1 de maio de 2011

A alimentação das plantas


Como se alimenta a planta? Os nosso pequenos cientistas descobrem, a pouco e pouco, os segredos das plantas. agora foi o percurso da seiva através do caule de um cravo; utilizaram-se dois corantes alimentares e material simples, como: dois copos, um cravo branco, um x-acto para seccionar o caule em duas metades e água; os caules seccionados em duas metades foram emersos cada metade numa das soluções (azul ou vermelha); passadas algumas horas já era visível a subida da solução até à flor que se tingiu em duas metades. O resultado foi muito festejado e, sobretudo, compreendido!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A vida das plantas no espaço

Como se comportarão as plantas no espaço, em ausência de gravidade, isto é: onde as coisas não têm "peso"? 
Sigamos as experiências  dos astronautas da Agência Espacial Europeia.http://esamultimedia.esa.int/docs/issedukit/pt/html/t040606r1.html

domingo, 3 de abril de 2011

A aventura continua-II

Mais algumas imagens que ilustram a vitalidade deste projecto. Neste caso engloba a Horta da Lagarta Marta que está em pleno crescimento e até já forneceu couves e alfaces ao Centro de Dia do Souto da Casa, onde almoçam os alunos! 
Estes colaboram activamente na manutenção do espaço, utilizando técnicas aprendidas com a comunidade local e produtos naturais. E o resultado é este: alfaces, couves, ervilhas acelgas, favas... tudo de bom! E tão enriquecedor!




A aventura continua

Nas escolas a aventura das sementes continua: depois de observadas, foram agrupadas conforme critérios como: forma, tamanho, cor, densidade...; de seguida foram "exploradas por dentro"! Os pequenos quiseram saber como eram por dentro; e encontraram um mundo novo de formas e nomes: cotilédones, embrião, radícula, caulículo; cada uma destas partes constituintes  tem a sua função: cotilédones fornecem o alimento que a planta necessita para germinar até que encontra forma de fabricar o seu alimento através da fotossíntese; radícula dá origem à raiz e o caulículo dá origem ao caule que há-de suportar depois as folhas, futuramente ramos também.




Eis algumas imagens das explorações efectuadas; e parabéns aos nossos exploradores/cientistas.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Já começaram as experiências: 1- Comportamento das sementes em água.

Iniciaram-se as primeiras investigações, começando por se verificar as concepções acerca do comportamento das sementes na água; algumas observações  validaram as respectivas previsões, outras constituíram surpresa ao contrariarem o previsto pelos miúdos!



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Horta da Lagarta Marta

No Souto da Casa já se pôs mãos à obra!
A Horta da Lagarta Marta já está em desenvolvimento; implicou muito empenho de alunos, assistente operacional e professores.
Parabéns!







Espreitemos!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Prémio de Ideias da Fundação Ilídio Pinho

Os três projectos de  duas escolas - Vale de Prazeres e Souto da Casa, a que se juntaram Aldeia Nova-  e Conselho de 2.º Ano, acabaram unidos num mesmo objectivo: estudar a germinação, o crescimento e alguns segredos de plantas, utilizando procedimentos experimentais rigorosos; cada grupo terá as suas experiências para montar e, posteriormente, comunicar os resultados obtidos através deste suporte às outras turmas.´
É um desafio mais colocado sobre professores, alunos e comunidade educativa e local.
Contamos com a Parceria da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, que nos ajuda com orientação científico-pedagógica e ainda na escolha de recursos vários.
Já temos sementes, vamos começar a explorar a germinação.
Teremos em breve imagens e textos dos resultados.

Verde Co(m)vida

Projecto
“Plantas, as suas vidas são a nossa vida”
Objectivos específicos:
1.      Germinação e crescimento
·         Constatar a diversidade de sementes, no que respeita a algumas das suas características, bem como ao seu comportamento quando colocadas em água;
·         Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta
·         Reconhecer que, mesmo em condições ambientais idênticas, o tempo de germinação não é o mesmo para tipos de sementes distintos;
·         Compreender a influência de alguns factores do ambiente na germinação e no crescimento de plantas;
  • Elaborar: herbários e álbuns ilustrados, viveiros, hortas, jardins, estufas;

2.      Os segredos das plantas
·         Descobrir potencialidades de partes da planta em actividades plásticas, industriais/artesanais e medicinais;
·         Conhecer e utilizar técnicas de extracção de pigmentos;
·         Conhecer potencialidades dos pigmentos no tingimento de fibras naturais: algodão, lã, linho;
·         Conhecer a existência do fenómeno de adsorção de aromas das plantas por agentes exteriores (carvão);
·         Conhecer e existência de nutrientes nas plantas: amido, sacarose, lípidos, água…construindo a pirâmide alimentar.
·         Reconstruir o ciclo de vida de uma planta (milho) fruto de investigação/observação e concretizado em trabalho de expressão plástica, utilizando desde a semente ao fruto.